

Educação – Compromisso de São Paulo
Mobilização realizada no dia 25 de Maio de 2013
Nome
da Escola
|
Diretoria
de Ensino
|
|
E.E
PROFª CECÍLIA DA PALMA V. SARDINHA
|
Carapicuiba
|
|
Vice
Diretor
Profº
Coordenadores
|
IRACILDA
L. GUIMARÃES BEZERRA
REGINA
APARECIDA CORREA LEITE
GISLENE
APARECIDA COSTA
VIVIANE
SANTOS DO CARMO, Ciclo I
SILVANA
CRISTINA S. O. FARIAS, Ciclo II
JOSELITA
SANTANA SANTOS, Ensino Médio.
KELLY
CUNHA LOPES coord.
de apoio à gestão pedagógica
|
|
Diretor
|
LÍDIA
MIRANDA DE S. CORRÊA
|
|
Número
de participantes
|
1.492
|
|
Número
de sugestões
|
3
|
|
Descrição
do Acolhimento
|
||
Foi realizada no dia 25 de Maio a gincana
cultural-caipira nesta U.E. toda comunidade foi recebida na quadra pela
equipe gestora e professores. A diretora Lídia abriu o evento agradecendo o
comparecimento de todos e o empenho da equipe e alunos para a realização do
evento. Dialogou sobre a importância da participação dos responsáveis na vida
escolar de seus filhos, pois a família é responsável pela educação de base
que formará seus valores e caráter e que a escola fortalecerá a educação dada
por eles através regras escolares e conteúdos curriculares. Após a abertura
iniciou-se as apresentações das tarefas da gincana.
|
||
Descrição
das Atividades Realizadas
|
||
As
organizações finais iniciaram nos dias 23 e 24 de Maio com a decoração e
organização de material pertinente ao evento e dia 25 de Maio realizaram-se
as tarefas que pontuariam os grupos. Foram formados três grupos, vermelho,
verde e azul. No ciclo I, ciclo II.Nos dois períodos houveram os três grupos,
eles pontuaram e no final juntaram-se as pontuações por cor. O grupo azul foi
o vencedor com 16 pontos e foram premiados com medalhas.
Tarefas do ciclo I:
Ø
Todos os participantes das equipes deverão trajar
roupas caipiras com a identificação do nome da equipe;
Ø
Desfile do professor caipira;
Ø
Casal caipira mais bem caracterizado;
Ø
Imitação de um artista/cantor caipira;
Ø
Trazer um quindim feito com ovo caipira;
Ø
Trazer o chapéu caipira mais original;
Ø
Trazer o maior número de objetos usados pelos caipiras;
Ø
Um casal cuja soma de idade seja a maior;
Ø
Confusão das botas com tempo determinado para as
equipes;
Ø
Cada equipe deverá abrir o cadeado com tempo
determinado;
Ø
Celebração final de todas as equipes “apresentação da
quadrilha caipira”.
Tarefas do ciclo II:
Ø
Todos os participantes das equipes deverão trajar
roupas caipiras com a identificação do nome da equipe;
Ø
Ornamentação da escola alusiva ao tema; cada equipe
será responsável por decorar (reciclagem) o local para o evento;
Ø
Cada equipe deverá criar/selecionar uma mascote com o
tema da gincana;
Ø
Prova de
conhecimentos gerais sobre a tradição das festas juninas ou temas caipiras;
Ø
Adivinha a quantidade de caroços dentro de uma abobora
trazida pela comissão organizadora;
Ø
Trazer uma dupla de repentista;
Ø
Uma dupla por equipe: colocar o maior número de roupas
em um minuto (trazer roupas caipiras);
Ø
Paródia de uma música caipira;
Ø
Paródia de uma propaganda de TV com sotaque e termos
caipira;
Ø
Trazer um objeto antigo e um objeto moderno
equivalente.
Tarefa do Programa escola da Família:
Ø
No dia do evento os universitários ficaram responsáveis
pela segurança e limpeza do local.
|
||


Mobilização realizada no dia 25 de Maio de 2013
Descrição
da divulgação e mobilização da comunidade
|
Ao
tomar conhecimento deste evento a equipe gestora o incluiu na pauta do planejamento
do início do ano letivo de 2013, foi informado a todos os presentes que
através do parágrafo IX, art. 1º da portaria conjunta CGEB/CGRH de 20.12.2012
foi inserido no calendário anual o evento “Um dia na escola do meu filho”.
Nesta reunião foram distribuídas cópias do manual de instrução e projeto da
gincana caipira que foram utilizados pelo Programa Escola da Família em 2012,
que serviram de apoio para a realização das atividades pertinente a este dia.
Após as discussões e aprovações pela equipe, foi proposto que nas reuniões de
ATPC fossem definidas as ações para este dia. A equipe definiu 20 ações sob o
tema gincana cultural-caipira.
Foi
divulgado em salas de aulas e enviado bilhetes para os responsáveis; houve o
momento para ensaios da quadrilha o que serviu para mobilizar os alunos e
funcionários.
|
Principais
sugestões apontadas pelos Pais
|
Alguns pais solicitaram que a escola, durante o ano,
organize mais atividades similares a esta;
Que a escola incentive o encontro dos alunos dos três períodos para
criar e divertir;
Os professores PEB I sugeriram uma atividade similar, mas
com tema folclore (danças típicas);
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário